[ALERTA: o texto a seguir aborda assuntos relacionados a saúde mental. Caso a matéria desperte gatilhos ou você conheça alguém que precise de ajuda, procure o Centro de Valorização à Vida, disponível 24 horas pelo telefone 188, ou o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) mais próximo]
Ana Paula Arósio, que voltará a ser vista na TV com a reprise de “Terra Nostra”, viveu um trauma pessoal três anos antes da novela. Seu então noivo, o empresário Luiz Carlos Leonardo Tjurs, cometeu suicídio na frente da atriz com um tiro na boca. O caso ocorreu em novembro de 1996, um mês antes de eles subirem ao altar.
Na época, a Polícia concluiu que ele atentou contra a própria vida por motivos passionais. Segundo informações do jornal Folha de São Paulo, ele deixou vários bilhetes onde afirmava que Ana o traía com um homem mais velho.
Dois dias antes da tragédia, o casal teve uma briga, a primeira desde o início do relacionamento, segundo Ana contou em depoimento. Ela chegou ao apartamento de Luiz à noite e o encontrou sob efeito de remédios. O empresário, então, passou a acusá-la de traição e a agredi-la verbalmente.
Ana decidiu ir embora, mas voltou atrás quando escutou um barulho. Luiz havia jogado uma garrafa de vinho em um espelho e quebrado uma estatueta. Ela retornou ao apartamento já na manhã do fatídico dia, com bolo e suco para tomar café da manhã com o noivo. Ao chegar no local, a atriz voltou a ser alvo de acusações de traição.
Luiz pegou a arma e, a princípio, Ana pensou que seria assassinada. Ele colocou o revólver na boca e pediu que a própria noiva o matasse. Ela tentou ir embora, mas foi levada pelo empresário até o banheiro.
Nesse momento, Luiz se sentou no chão e começou a escrever os bilhetes. "No geral, eles [os bilhetes] dizem a mesma coisa, que o Luiz Carlos estava se sentindo traído e, por isso, resolveu se matar. Nos bilhetes, ele dizia que ela o estava traindo com um homem mais velho, o que o deixou muito chocado", disse o delegado Ivaney Cayres de Souza.
Ana tentou se aproximar e pegar o revólver, que estava na cintura do companheiro. "Pelo clima, ela ficou com medo que isso [o suicídio] pudesse acontecer", relata o delegado. Ele foi em direção ao quarto e a artista foi atrás. Foi nessa hora que ela escutou o disparo e viu o corpo do noivo tombando.
Logo após a tragédia, a estrela de novelas do SBT tentou entrar em contato com a mãe, com quem vive uma relação conturbada, mas não conseguiu falar. Um amigo, o publicitário Marco Aurélio Carvalho, foi quem a acolheu e foi o responsável por comunicar às autoridades.
"Demos uma volta no quarteirão, mas ela estava em estado de choque e não dizia nada. Só chorava", disse Marco. Durante o depoimento de duas horas e meia à Polícia, Ana chorou muito e chegou a desmaiar três vezes.
player2